Com a fiscalização cada vez mais intensa e o uso de radares, a quantidade de motoristas multados só aumenta!
Apesar de muitas vezes as multas serem indevidas, são poucos os motoristas que recorrem, o que torna o valor de arrecadação um montante bilionário.
Foi multado e precisa recorrer? Entre em contato com Multas Jamais e faça uma consulta gratuita com nossos especialistas!
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a receita recolhida deve ser destinada exclusivamente para a melhoria de áreas públicas, como engenharia de tráfego, educação no trânsito e policiamento das vias.
De acordo com a Lei 9.503, de 23 de Setembro de 1997 do CTB, o valor recolhido com o pagamento das multas de trânsito deve ser usado exclusivamente para:
1 – Sinalização
2 – Engenharia de Tráfego
3 – Policiamento
4 – Fiscalização
5 – Educação no Trânsito
6 – 5% destinado ao Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset)
Esse dinheiro tem destino, mas atualmente não há uma lei que obrigue os órgãos responsáveis a divulgar onde foi aplicado e como foi aplicado esses valores.
Como podemos cobrar mais transparência em relação ao que é feito com esse dinheiro?
Desde 2015 está tramitando no Senado um projeto de lei para garantir a transparência dos gastos dos valores arrecadados com as multas, para enfim obrigar a divulgação da destinação desse dinheiro.
Trata-se da PLC 74/2015, que busca prestar contas quanto aos recursos arrecadados, obrigando a União, Estados e Municípios a divulgarem, periodicamente, os valores arrecadados e a sua utilização.
Cabe a nós, população, cobrar as autoridades para que possamos saber onde é que todo esse dinheiro está sendo usado. Caso contrário, as multas, ao invés de servirem como meio de contenção de infrações de trânsito, passam a ser somente uma indústria de arrecadação.
Compartilhe este artigo com seus amigos para que eles também possam cobrar as autoridades sobre o destino do dinheiro das multas de trânsito.
Foi multado e precisa recorrer? Entre em contato com Multas Jamais e faça uma consulta gratuita com nossos especialistas!
Abraços e até a próxima.
Equipe Multas Jamais